Sistema da Defesa Civil é retirado do ar após invasão e envio de alerta falso
O falso alerta foi registrado em celulares de moradores do Distrito Federal e dos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo
RIO DE JANEIRO, 20 de junho de 2026 — A Defesa Civil Nacional suspendeu temporariamente a plataforma de envio de alertas à população após uma invasão ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Na madrugada deste sábado (20), moradores de diversos estados receberam uma mensagem falsa classificada como “Alerta Extremo”, contendo apenas a palavra “misantropia”, enviada como se fosse um comunicado oficial dos órgãos de defesa civil.
Os alertas do sistema são normalmente utilizados para avisar a população sobre situações de risco, como chuvas intensas, tempestades, deslizamentos e outros eventos climáticos severos, orientando moradores a buscar abrigo ou evacuar áreas vulneráveis.
De acordo com a Defesa Civil, a Polícia Federal será acionada para investigar a invasão. O serviço permanecerá fora do ar até que sejam restabelecidas as condições de segurança necessárias para sua operação.
O falso alerta foi registrado em celulares de moradores do Distrito Federal e dos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O episódio também provocou um aumento repentino nas pesquisas pela palavra “misantropia” nos mecanismos de busca.



